05 novembro 2009

impressões

após 3 semanas com acesso à rtp internacional, eis o que aprendi:

. o malato é realmente irritante. nunca tinha passado tempo suficiente com a pessoa para me aperceber disso;

. a sílvia alberto já sabe dizer os éles. acho incrível, não percebo como é que se aprendem estas coisas;

. o joão baião devia usar calças do tamanho dele, parece-me que as que tem eram do irmão mais novo. mas gostei das cãs - subiu uns pontos por não as ter pintado;

. a judite de sousa está na crise de meia-idade. deve ser normal, mas é chato a dela ter de passar na televisão;

. a moça que fala com o marcelo rebelo de sousa todos os domingos (tento fixar o nome dela, mas escapa sempre), tem aquele ar de menina aplicada que quer mostrar que sabe antecipando o que o sôpessor vai dizer. dá-me cabo dos nervos aquele bbbbzzzzzzzzz, especialmente porque por vezes acerta e o marcelinho salta aquela parte - como o microfone dela não se ouve nessas alturas, fica uma pessoa a adivinhar, feita parva;

. a judite de sousa, mesmo em plena crise, com unhas douradas e sapatos à travesti (desculpem. é horrível dizer, mas não resisto), tem muito mais jeito para a coisa com o antónio vitorino. não teve foi jeitinho nenhum na entrevista com o antónio lobo antunes, mas isso é outra conversa*;

. o antónio lobo antunes fala da mesma maneira que aquelas pessoas muito fixes, muito fashion, muito acima de toda a gente falam - num tom condescendente, com uma paciência salpicada de exasperação pelo cansaço que é ter de explicar tudo, ao mesmo tempo que tenta a todo o custo passar uma imagem de calma e simplicidade. uma espécie de afectação zen, se me entendem;

. estou verdadeiramente emigrante. no outro dia deu um filme português que se passava ali para os meus lados - veio logo a lagriminha ao olho: ai, a praia de carcavelos, e paço de arcos, e aquilo é a cave do centro comercial de carcavelos (ah, mas foi gravado quando eu lá andava, como é que eu não dei por nada?), ai e os copos que eles estão a usar são iguais aos da minha mãe, e as matrículas dos carros, e as sombras das casas, e o raicoparta. estou perdida;

. alguém devia dar um dicionário de português e uma gramática (até pode ser como o acordo ortográfico manda, qualquer coisinha para começar) aos responsáveis pelo canal. tanto erro ortográfico nos anúncios de programas e agendas culturais e legendas. como é que têm a lata de passar aquilo do bom português se nem arrumam a própria casa?

. a acreditar nas comemorações dos 50 anos do telejornal, temos o melhor programa de informação do mundo. é mentira. (bate aos pontos o sueco, mas continua a ser miserável);

. estou a voltar a gostar de futebol à conta d'a liga dos últimos. e só vi um programa inteiro. claro que gosto é das pessoas, mas acho que continua a contar. não gosto dos comentadores. são paternalistas e irritam-me;

. a imagem que os emigrantes têm de portugal é datada e isso vê-se nos programas que passam. gostaria que os programas lhes levassem uma imagem mais verdadeira do país. mas isto é um querer igual ao outro querer que os programas que passam na televisão em geral nos tornem (espectadores) melhores e não que nós tornemos a tv pior;

. no domingo emparelharam o júlio isidro (é tão fixe, não é?) com uma menina que não conheço. na apresentação d'o programa das festas (sim, vi todinho. e ia morrendo porque aquilo passou-se na feira gastronómica de santarém e eu já não como nada que preste desde agosto). a moça até é engraçada e não fala mal e tudo, mas os dois juntos só se enterram. não combinam nadanadanadanada, aquilo foi atropelo atrás de atropelo. meteu dó;

. a outra moça do programa aqui de cima (outra que tento lembrar o nome e esqueço sempre - cristina qualquer coisa) fala como se estivesse a falar com meninos do infantário, mas curiosamente nem irrita muito. só me faz lembrar a serenela andrade. como me esqueço sempre do nome nunca consegui confirmar a suspeita. alguém ajuda?

. podia continuar, mas já estou a dizer muito mal duma só vez.

ao fim e ao cabo, gostei muito de ouvir a minha língua outra vez. e em muitas pronúncias e cores.


* aí fez papel de menina babada, mas não se concentrou o suficiente para realmente ouvir o que o homem dizia. parecia parvinha, embasbacada a olhar e aos risinhos (ela agora tem um bocado a mania do riso nervoso. devem-lhe ter dito que isso a tornava mais humana, menos jornalista dura. estão errados, não lhe deviam ter dito nada). a certa altura ele descreve uma das pessoas com quem uma vez esperava pela sessão de quimioterapia e diz que a tal pessoa trazia a gravata mais bonita do mundo, mesmo sem ter nenhuma gravata (era uma gravata de dignidade ou coisa que o valha) e a mulher pergunta-lhe se ainda se lembra da cor da gravata... que murro.

4 comentários:

Anónimo disse...

quero passar o resto da vida com uma pessoa que fale como tu escreves.

purpurina disse...

esse foi um dos abraços mais bonitos que alguma vez recebi.

Anónimo disse...

e, ironias da vida, vem de umas das últimas pessoas de quem o esperarias.
:)

purpurina disse...

sim? que bom :)