02 outubro 2006

dou a mão à palmatória *

ou então não!

ninguém se entende neste assunto, cada um a puxar para seu lado. que fixe! pelo menos não me tiram a razão (nem a dão). ahahahaha...



e a pergunta é: g lê-se guê ou ?

segundo d'silvas filho:

"As duas pronúncias ¦gg_ê¦ ou ¦jê¦ `de g´ são legítimas. A primeira é frequentemente usada na iniciação às letras, para evitar confusões com a letra j ¦jota¦.
Em disco G, eu digo ¦jê¦.
(...)
Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário de 1967, registou: «, s. m., n. da letra g (G). Pl. gês.» Assim, volto a recomendar que seja este o nome na generalidade a dar à letra g (G). Não há confusão com j, porque o nome desta última letra é jota.
No entanto, o próprio Rebelo Gonçalves aceita que se designe g (G) por guê quando representa particularmente (como em gato) o som da `gutural sonora´ (...).
Assim, não me parece legítimo afirmar-se taxativamente «com absoluta certeza que o G só tem um nome: gê», pois a prudência recomenda que se encare a língua sempre sem muitas certezas `absolutas´.
Na verdade, confirmando que não se pode recusar completamente o nome guê para a letra g (G), são os fa(c)tos seguintes: a) como afirmei na resposta anterior, essa designação é usada no ensino das primeiras letras, muito de ponderar; b) em latim clássico, segundo o Houaiss, a letra só tinha o som guê, o que não deve ser esquecido; c) o novo acordo (de 1990) designa g (G) por gê ou guê, e a dupla designação será mesmo obrigatória quando, e se, o novo acordo entrar em vigor. "

segundo m.r.m.r.:

"A letra G tem duas designações: e guê. Qualquer destas designações diz respeito a esta letra. A letra J tem o nome de jota. (...) Assim, se primitivamente esta letra tinha a designação de guê, correspondente à sua articulação gutural velar, veio a adquirir também o nome de , correspondente à sua posterior articulação."


segundo regina rocha:

"Esta letra tem ambas as designações. A sua primeira designação é a de guê, correspondente à pronúncia clássica latina (...) «(...)A qual pronunciação com e, i, é alheia dos Gregos e Latinos, e própria dos Mouros, de quem a recebemos.(...)» (...) Assim, primitivamente, esta letra tinha a designação de guê, correspondente à sua articulação gutural velar, e só posteriormente veio a adquirir também o nome de , correspondente à sua posterior articulação. "

no fundo a resposta é a mesma das três vezes, mas apeteceu-me lançar a discórdia. há dias assim.
gosto muitomuitomuito do ciberdúvidas. viva o senhor josé mário costa e a sociedade da língua portuguesa!


* isto do dar a mão à palmatória é o quê, afinal? tome lá, shôpessora, aqui tem. bata até gastar a pele e chegar ao osso que eu digo à minha mamã que caí no caminho de casa?! que violência.

Sem comentários: