03 outubro 2008

não quero, pura e simplesmente*

«(...) se uma questão que diz respeito ao património básico da comunidade, como é a expressão da língua sob a forma escrita (que nos formula identitariamente e nos permite fazermo-nos compreender), é condenada pela unanimidade dos pareceres dos especialistas que sobre ela se pronunciaram, como é o caso com o Acordo Ortográfico, não parece existir alternativa ao que propomos, que é a sua suspensão para posterior revisão.
                        
E não se trata aqui de matéria opinativa, como de modo incauto se pode supor. Não se trata de estar ou não estar de acordo com este documento que projecta a normalização da ortografia. Trata-se de verificar que ele propõe, numa matéria especializada, alterações que não estão cientificamente correctas, e que são unanimemente condenadas pelos entendidos, cabendo por conseguinte aos leigos a tarefa de reflectirem sobre os argumentos técnico-científicos que lhes são expostos.»
                        
                 
             
*«Em Junho, o ministro da Cultura afirmou no Brasil
que se o acordo é uma coisa boa, "então que seja o mais depressa possível".
Mas acrescentou: "Se é má, então não queremos, pura e simplesmente."»

3 comentários:

TMC disse...

Calculo que tenhas lido a crónica toda do VGM: apesar do convite ter sido endereçado a todos os deputados, só dois (vá, uma e meia)receberam os signatários duma petição com quase 100 000 assinaturas. Tenho quase a certeza absoluta que os deputados que aprovaram o A.O., apesar de não conhecerem as razões para tal, votaram sem conhecimento de causa, ao invés de se terem abstido. Isso tudo mete bastante nojo, porque demonstra não só a qualidade do que vai pelo Parlamento mas a cedência a interesses desajustados.

O mais triste nem é isso, é ver tantas pessoas sem opinião ou interesse no assunto.

purpurina disse...

é muito triste sim. e o pior é que depois dos momentos iniciais de indignação costuma chegar a porra da resignação e do baixar de braços. tenho andando a converter brasileiros por estas bandas (não há portugueses, trabalha-se com o que se tem), mas de que vale o esforço se é tudo tratado como se fosse birra ou capricho?

beijinho

Anónimo disse...

Desacordo Ortográfico” - local de encontro dos anti-A.O.

Tem fórum.