23 outubro 2006

helsínquia

desta vez, nem sei bem como, consegui inscrever-me na viagem até helsínquia. estive quasequasequase para não ir - mas acabei por decidir que sim e ainda bem.

quinta-feira lá fomos. cento e seis gatos pingados (literalmente porque chove desde que me lembro) de autocarro até estocolmo para apanhar o maior barco onde já estive até agora (cacilheiros e mariella - tudo o que conheço). mas aquilo era mesmo grande! e tinha uma mania louca de não parar quieto, especialmente perto da finlândia, a que não achei piada nenhuma.


helsínquia é engraçada. para quem gosta de chuva e frio e edifícios cinzentos. acredito que ao sol fique mais bonita. mas eu não vi sol em lado nenhum.
gostei da igreja escavada na pedra (temppeliaukion kirkko) e se calhar até tinha gostado de outras coisas, mas não deu para ver muito mais.
passeámos pelo design district - muito giro, simssenhor, mas para deixar tudo quietinho na montra que esta gente deve achar que lá por fazerem coisas diferentes dos outros devem ser pagos a preço de ouro. se calhar até devem, mas eu não posso. é pena.

o melhor da viagem foi o café. com esta menina. que bom, que bom, que bom! das cinco horas que passei em helsínquia a última meia-hora valeu o enjoo durante a noite e a perda de equilíbrio na sala do buffet ao pequeno-almoço, com vagas cheias de espuma a aparecer à vez nas janelas.

é claro que, se perguntarem aos restantes passageiros, o que valeu foi a bebedeira no barco, os litros de álcool tax-free da loja a bordo, o frenesim de apostas nas mesas de jogo e nas máquinas e pouco mais. mas eles são todos suecos e finlandeses e gente estranha.*


e pronto. sábado de volta a karlstad. terra firme. ufa!

*eu devo ser bicho raro - pelo menos nestas partes - mas pôr um filho de 7 anos a jogar durante duas horas numa máquina cai-me mal. talvez fosse do balancé do barco, mas aquilo dá-me um bocadinho volta ao sentido. no entanto, os suecos e finlandeses acham bem. coisas.

3 comentários:

DRei disse...

Foi tão fixe ter-te por aqui!!! Adorei a companhia e nem pareceu só meia-hora! Bjo

Magnvs disse...

Viking Lines muito bom especialmente taxes free, o Buffet e a festa tambem foi mt boa. Aqui temos a desculpa pa cambalear, a ondulacao!!!:)e ao final da noite ficava uma ondulacao...
As melhoras!

alice disse...

olá Ana,
obrigada pela rena portadora de notícias solarengas :)
espero que te divirtas a transformar e criar.
beijinhos
Alice