09 dezembro 2008

bolo rei

coloca-se ~500 g de fruta cristalizada cortada em pedaços pequenos e ~200 g de sultanas a macerar em vinho do porto. Amassa-se 250 g de farinha com 50 g de fermento de padeiro desfeito em 125 ml de água morna (ou leite); faz-se uma bola, tapa-se e guarda-se a um canto quentinho da cozinha.


bate-se 200 g de açúcar com 200 g de margarina amolecida. junta-se 6 ovos, 2 dl de água (ou leite), uma pitada de sal, 100 ml de vinho do porto (eu juntei aquele onde tinha deixado as frutas a macerar e um gole de rum - ficou mais perto dos 200 ml...) e 1 kg de farinha. amassa-se bem - não é preciso ser tímido, arregaça-se as mangas, pede-se a alguém para segurar a tigela e usa-se as mãos até doerem os nós dos dedos e ainda mais. junta-se o fermento e amassa-se mais até se obter uma massa elástica, que não se cole às mãos (tem de se juntar um pouco mais de farinha se se exagerou na bebida). deixa-se repousar durante uns 5 minutos.

junta-se a fruta cristalizada e ~200 g de frutos secos cortados em pedaços pequenos. envolve-se bem e deixa-se levedar durante pelo menos uma hora tapado com um plástico - até dobrar de volume (e dobra mesmo!).


divide-se a massa em bolas com o tamanho desejado e deixa-se repousar durante 10 minutos, tapadas (ou não se deixa repousar, como eu). molda-se uma coroa fazendo um buraco no meio - quem quiser pode usar o cotovelo.* pincela-se com ovo batido, polvilha-se com amêndoa/noz/pinhões granulado e decora-se com fruta cristalizada, frutos secos e açúcar em pó.


deixa-se levedar no tabuleiro por mais uma hora (ou não. hehe!).

vai ao forno a 180 - 200 ºC durante o tempo que for preciso - para bolos de ~500 g deve demorar uns 25 minutos, mas o melhor é ir espetando a massa com um palito e ver se ainda vem alguma coisa agarrada.


serve-se com vinho do porto, glögg, uma troca de prendas, e gargalhadas q.b.



*não houve fava nem surpresa para ninguém - não arranjei a tempo.

nota: as quantidades da fruta cristalizada, das sultanas e dos frutos secos vêm aproximadas porque coloquei a olho (mais frutos secos e menos fruta cristalizada, acho eu) - mas estas são as que estavam indicadas numa das receitas que segui.

5 comentários:

C. disse...

Ai que bom aspectoooo!!!!


p.s.- acho cada vez mais piada às tuas palavras para verificar: agora saiu-me um 'tholoun', e antes un 'retusa'.

Restelo disse...

i'm VERY impressed!

Unknown disse...

Tres Palavras: Estou mara vilhado!
Vou acabar com o meu blog de futebol e vou comecar uma coisa sobre o meu ano em Vancouver...Ainda nao sei como lhe vou chamar mas depois aviso

Anónimo disse...

olá, estão maravilhosos. que farinha você utilizou? com fermento, sem fermento, tipo 55, tipo 65? têm alguma foto do interior do bolo?
estou perguntando tanta coisa por só uma vez é que consegui fazer este bolo igual aos de compra.depois disso já fiz prai uns dez e a massa sai sempre horrivel e eu penso que deve ser da farinha. se poder me diga qual a farinha que utilizou.

Muitos parabéns.

purpurina disse...

olá

esta foi a primeira vez que fiz bolo-rei. usei farinha sem fermento, que era a única a que tinha acesso. não me lembro onde encontrei a receita, não sei se indicava farinha com ou sem.

boa sorte para os próximos! espero que resultem bem :)