19 junho 2017

servico público

"A tragédia que se abateu sobre o país gerou perplexidade, horror e tristeza, acompanhados por um enorme volume de informação partilhada nas redes sociais. Compusemos este texto numa tentativa de ajudar a navegar essa informação e de realçar as medidas prioritárias neste momento, que consistem em prestar ajuda a vítimas e bombeiros e alertar para comportamentos de risco no plano da prevenção a incêndios. Acrescentamos, ainda, alguma informação relativa à discussão do combate aos incêndios, no plano institucional. Eis os pontos que destacamos:

1 – Neste momento, o mais importante é ajudar bombeiros e vítimas. Todos podemos contribuir para isso, fazendo donativos para as várias contas solidárias entretanto abertas, organizando pontos comunitários de recolha de produtos importantes, para posteriormente entregar os produtos nos quartéis de bombeiros, ou individualmente visitando os quartéis, para entregar os produtos solicitados.
Neste momento, os produtos mais solicitados nos quartéis são água, barras energéticas, fruta, soro fisiológico e pomadas para tratamento de queimaduras.

2 – Difundir informações relevantes para populações afectadas. Eis alguns dos números e ligações para sites que consideramos mais importantes:
• 144: Linha Nacional de Emergência Social – É o número para o qual devem ligar por motivo de necessidades de alojamento e para terem mais informação sobre postos apoio da Segurança Social no terreno.
• 236 488 060: linha de informações sobre populações afectadas em Pedrogrão Grande.
• Fogos.pt: É um site que mostra, em tempo real, a ocorrência de incêndios em Portugal.
(Site: https://fogos.pt/ | Página no Facebook: www.facebook.com/fogospt/ | Página no Twitter: @FogosPt)
• Conta solidária da Caixa Geral de Depósitos: IBAN: PT50 0035 0001 00100000 330 42

3 – Não perder tempo com discussões estéreis nas redes sociais. Apesar da dimensão desta tragédia, temos visto imensos casos de pessoas que confundem o debate e empurram a discussão para temas impensáveis. São casos como um seguidor desta página, que diz que o fogo-de-artifício não representa um problema no plano da prevenção a incêndios, ou um indivíduo que resolveu contestar a entrega de laranjas e bananas aos bombeiros, sob o pressuposto de que têm de ser descascadas, e houve até uma pessoa que chegou a dizer que esta cobertura dada ao incêndio é apenas para “abafar o caso dos emails”, referindo-se a uma polémica actual no mundo do futebol.
Não se cansem a tentar discutir com estas pessoas, é uma perda de tempo. O importante é concentrar esforços para ajudar vítimas e bombeiros.

4 – A época dos incêndios só está a começar. Com isto em mente, é fundamental promover a consciencialização entre a sociedade civil, evitando comportamentos de risco e realçando os comportamentos preventivos. Nesta época, não devemos fazer fogueiras ou queimadas em zonas florestais; não devemos lançar beatas cigarro para o chão, sobretudo em carros em andamento, lançando as beatas para zonas com vegetação; devemos evitar usar engenhos pirotécnicos, como os fogos-de-artifício, tão habituais nesta época; e devemos cuidado na utilização de máquinas em zonas florestais.
Os proprietários de terrenos florestais devem também mover todos os esforços para limpar as suas propriedades, removendo o material combustível que pode agravar os incêndios.
Com um Verão que se prevê muito quente, todos os esforços de prevenção serão cruciais para minimizar os efeitos dos incêndios que se vizinham.

5 – A discussão em volta da prevenção e combate aos incêndios é extremamente complexa e os auto-proclamados especialistas das redes sociais prejudicam-na, garantindo que têm uma solução simples para todos os problemas.
Alguns dados a ter em conta: cerca de 85% da área florestal portuguesa é privada. Os restantes 15% são propriedade pública e, desses, cerca de 2% pertence ao Estado. As medidas tomadas no âmbito da protecção florestal mexem com temas que são difíceis de conjugar, como o próprio direito à propriedade privada e os deveres que os proprietários devem ter, a articulação entre o Ministérios da Administração Interna e o Ministério da Defesa, no plano da prevenção e do combate aos incêndios, a avaliação dos meios disponíveis e o grau de prioridade que estes meios devem ter no Orçamento de Estado, o planeamento do território, etc.
É uma discussão complexa demais para ser tida de forma leviana nas redes sociais, e pessoas que não conhecem o tema, mas que já têm opinião vincada acerca do mesmo, só contribuem para prejudicar o debate público.

6 – Evitar o aproveitamento político do caso. Com mais de 60 mortos confirmados e com as investigações em curso, pessoas que tentam aproveitar os mortos para alimentar a sua agenda política são indecentes necrófagos. Apesar de todas as autoridades já terem concluído que esta tragédia resultou de uma rara combinação de factores, há publicações a circular pelas redes sociais alegando que o actual governo e a maioria parlamentar que o suporta são criminosos, defendendo que são culpados pelos incêndios e pelas mortes. Vimos até uma imagem publicada onde constam vários governantes, com a legenda “Assassinos”.
Mais uma vez, é inútil debater com este tipo de fanatismo, e todo o tempo perdido nestes debates será bem mais útil se for dedicado a prestar ajuda e a difundir informação importante para a assistência a vítimas e bombeiros.

7 – Rejeitar notícias falsas e o aproveitamento sensacionalista da tragédia. Durante esta tarde, ouvimos jornalistas que culpavam as corporações de bombeiros pelas dificuldades de assistência em certas povoações, quando é perfeitamente sabido que os bombeiros, que são verdadeiros heróis, têm trabalhado incansavelmente no combate às chamas, mas enfrentam limitações de pessoal e equipamento que os impedem de estar constantemente em todos os locais. Vimos noticiários a mostrar cadáveres. Vimos jornalistas a perguntar “Como se sente?” a pessoas que acabaram de perder tudo.
Saudamos os casos da RTP e do Público, que, por regra, têm informado com rigor e objectividade, evitando tornar a tragédia numa novela para consumo rápido.

E encerramos este texto da mesma forma como começámos: concentrem esforços naquilo que é mais importante, que é prestar assistência a vítimas e bombeiros, contribuindo para a recolha de produtos e difundindo informações relevantes.
E, lembrem-se, a época dos incêndios está apenas a começar. A prevenção deve estar sempre presente e os comportamentos de risco devem ser evitados e denunciados.
O tempo e as entidades competentes encarregar-se-ão de apurar responsabilidades e de tomar as medidas adequadas para a horrenda tragédia que assolou o país."

Uma Página Numa Rede Social

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto


Sem comentários: