13 junho 2006

gymnasiet

quando aqui se acaba a escola secundária, há sempre uma grande festa. cortejo pela cidade em jeito de parada. meninos e meninas de chapéu de marinheiro na cabeça (ninguém me soube explicar donde vem este modelo), passeiam-se em veículos* enfeitados a acenar à multidão - pais, avós, tias e tios, todos babados e satisfeitos com os meninos e com as meninas que já são crescidos. invariavelmente trazem uns cartazes com as fotos dos rebentos ainda em idade de fraldas, o nome e o ano em que estão a terminar o gymnasiet.


é mais um dia de bebedeiras. para estes finalistas o primeiro em que bebem às claras durante o dia todo e ninguém lhes diz nada. uma rapariga sueca da minha residência recordava, muito nostálgica: foi o meu melhor dia! começámos a beber às 7 da manhã enquanto preparávamos o carro e só acabámos no dia seguinte, já eram quase 6. mas aguenta-se tão bem. é que como sabemos que vamos beber o dia inteiro não é preciso bebermos à alarve para ficarmos mais bêbedos. duvido que consiga encontrar descrição mais clara do que esta acerca do que realmente este dia significa por estas bandas.

um pormenor engraçado: a maior parte destes alunos não faz ideia do que vai fazer a seguir. é normal tirar um ano de folga depois do gymnasiet, ou mais. há quem trabalhe, quem passeie, quem passe o ano a meditar acerca da vida. daí ser tão normal encontrar gente mais velha a estudar nas universidades suecas.

existem também muitas pessoas que decidem mudar de carreira a meio da vida e que regressam à universidade, já com filhos e vida feita (aquela vida feita que em portugal se parece tanto com uma via de sentido único, sem cruzamentos, entroncamentos ou possibilidade de inversão de sentido de marcha), para encontrarem outro rumo. sem vergonhas, sem remorsos, sem ninguém a olhar de lado. e com projectos de infantários para os filhos dos alunos em slgumas universidades.

*estes veículos tanto são a carrinha de caixa aberta do tio, o tractor do vizinho do lado, o carro de bombeiros (!) ou o descapotável que o papá comprou há 2 dias de propósito para o desfile.

Sem comentários: