06 julho 2011

coisas parvas na suécia

só podes marcar consultas no centro de saúde por telefone - falas com uma enfermeira (ou enfermeiro ou o que for) que avalia o caso e decide se vale a pena ver-te ao vivo. se achar que sim fazes-lhe uma visitinha e daí podes ou não ser reencaminhado para um médico (ou médica. isto está a cansar-me). só se pode ligar entre as 8:00 e as 9:30 e entre as 13:00 e as 14:30. a cena gira é que há semanas (meses?) que há um aviso na página do centro de saúde acerca dum erro no sistema telefónico que eles usam - mesmo não estando ninguém em espera, aparece-te um senhor que diz que a fila está cheia e que deves tentar mais tarde. e desliga-te a chamada. ligas de novo e é igual. de novo e é igual. de novo igual. denovoigual. denovoigual. denov... é bonito.

ando nisto há 3 semanas. já liguei para o centro de apoio e falei com a gente de lá. já liguei para um número de emergência e falei com uma enfermeira de lá. tente outra vez. vá tentando. tente mais tarde. hoje fui à recepção do centro de saúde e fiz a chamada enquanto estava no átrio da entrada. sempre a mesma conversa. blabla fila cheia blabla tente mais tarde plim!

explica-se a situação na recepção e a resposta é (surpresa) tente outra vez, vá tentando, tente mais tarde, eu aqui não posso fazer nada. e pergunto: como é que andam com este problema há tanto tempo e a vossa única solução é esta? não há alternativa? eu não estou praqui a morrer (espero), mas isto é ridículo. pois. tente outra vez, vá tentando, tente mais tarde, eu aqui não posso fazer nada.

estalo.

6 comentários:

NoKas disse...

Podes sempre ir ao site das páginas amarelas e ligar para uma qualquer clínica portuguesa, pedir para falar com um médico e pagá-lo com cartão de crédito! Há já clínicas que fazem consultas por skype... não vejo porque não! :p :p :p (Não tens nenhum amigo estagiário em medicina que te pudesse dar uns conselhos?)

o (grande) autor disse...

(in)felizmente, afinal, é o género de situação que se passa não apenas em Portugal.

blargh disse...

queres brincar aos médicos?

purpurina disse...

nokas: eu pago entre 600 e 700 euros de impostos todos os meses. o mínimo que podiam fazer era atender o telefone, não?

sô (g): comparado com a suécia, o sistema de saúde português parece-me muito melhor. as pessoas preocupam-se mais e fazem milagres com os poucos recursos que têm. aqui só querem é pausas para café e dão-te cabo da vida com um sorriso.

blargh: agora prometeste, estás lixado.

Helder disse...

Estou chocado, a sério, começando pelo atendimento que parece português (a sério, ando há 3 dias a tentar marcar vacinas, até mails enviei...) e com os teus descontos...

Bolas, mais um mito à vida, depois do Natal e Coelhinho da Páscoa...

purpurina disse...

desculpa. não gosto de dar cabo da vida de ninguém, acredita que se pudesse recriar-te as ilusões escandinavas com um estalar de dedos o faria.