03 maio 2011

que estalo, credo...

finalmente tive uns segundos para espreitar o pedacinho de programa da svt acerca da eurovisão em que falam de portugal (esta gente aqui é um bocado doida por estas coisas, há mini-festivais regionais e tudo antes do nacional e mais mil programinhas de análise e tal. fica tudo maluco, pior do que com o ídolos). quem se quiser aventurar com o sueco espreite entre os minutos 28 e 34, mais coisa menos coisa. não estava à espera de grande coisa, afinal a canção dos homens da luta é merda mesmo, não dá para disfarçar. mas esta gente consegue ser tão anormal! estou a borbulhar de raiva. tenho de confirmar primeiro que o meu sueco não é brilhante, mas acho que o cabrãozinho do andreas johnson (esse portento musical...) sugeriu que o nosso pedaço de península ibérica se podia despegar do resto da europa e ir atlântico fora. para além dos comentários parvos doutros comentadores de "não percebo nada, aquilo está lá na língua deles". isto de gente que tem a desfaçatez de fazer sempre duas versões das canções que leva ao festival, uma em sueco para ganhar em casa e outra para inglês perceber - coisa que acho inadmissível num programa que supostamente celebra a multiculturalidade europeia, mas afinal não sou eu quem faz as regras.*

só me consola saber que o senhor paulo de carvalho ficou em último lugar com isto aqui mais abaixo.



de qualquer forma, os homens da luta nunca me envergonharão tanto quanto a tristeza que se enviou em 2006.

*até 73 as canções a festival tinham de ser na língua do país participante. foi nesse ano que levámos isto, que ficou em 10º lugar (de 17).


1 comentário:

juicebox disse...

Partilho profundamente o teu sentimento... depois de ouvir isto deu-me vontade de esganá-los todos um bocadinho. Como é que é possível não se simpatizar nem um bocadinho com a nossa participacão, que arrogância! Levam tudo a sério, demasiado a sério.

http://www.sydsvenskan.se/kultur-och-nojen/article1463516/Sa-bra-ar-latarna-i-semifinal-1.html

16. Portugal - Homens da Luta: Luta é Alegria
I globaliseringens tidevarv är det härligt att ta del av främlingars
obegripliga humor. Portugisisk progghumor är en av de sista vita
fläckarna på kartan. Det är ingen smaksak, det är en fråga om
inkompatibel kulturell kompetens.

...